10 de agosto de 2012

Vacina contra tuberculose reverte diabetes tipo 1 em seres humanos


Testes mostram que BCG modificada causa morte de células auto imunes que atacam o pâncreas e restaura secreção de insulina

Pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, descobriram que a vacina normalmente utilizada contra a tuberculose é eficaz no tratamento do diabetes tipo 1 em seres humanos.
Ensaios clínicos mostraram que o uso da vacina modificada para elevar os níveis de um modulador do sistema imune causa a morte de células auto imunes que atacam as células secretoras de insulina do pâncreas.
A abordagem restaurou temporariamente a secreção de insulina em pacientes humanos com diabetes do tipo 1. 

Em 2001, a pesquisadora Denise Faustman e seus colegas mostraram que a expressão do fator de indução de necrose tumoral (TNF), previamente mostrado para destruir células T autoreativas, curou o diabetes tipo 1 em ratos, permitindo que as ilhotas secretoras de insulina se regenerassem. 

Uma vez que doses elevadas de TNF são tóxicas para os seres humanos, os ensaios clínicos usaram o bacilo de Calmette-Guérin (BCG), que eleva os níveis de TNF de forma segura. 

"Nossos resultados mostram que esta vacina, simples e barata modifica a autoimunidade subjacente ao diabetes tipo 1, aumenta a produção de TNF e mata as células T causadoras de doenças e parece restabelecer rapidamente a função das células beta do pâncreas", observa a pesquisadora.

Segundo a equipe, este não é um ensaio de prevenção. "Estamos tentando criar um regime que vai realmente reverter o diabetes tipo 1 em pessoas que vivem com a doença. Prevemos que o ensaio de Fase II nos dará mais orientação para transformar BCG em um tratamento mais sustentado, incluindo a dose certa e a frequência de vacinação necessária para sustentar uma resposta terapêutica", conclui Faustman.

Artigo em: ISaúde.net

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...